Radler é cerveja?

A Kaiser lançou a primeira cerveja do tipo Radler no Brasil, mas que porra de estilo é esse?

Vamos ver o manual que vem atrás da latinha…

Vamos consultar o “pai dos burros” das cervejas, o BJCP enquadra esse “estilo” de cerveja na categoria 20 – Fruit Beer, que, segundo o mesmo…

The balance of fruit with the underlying beer is vital, and the fruit character should not be so artificial and/or inappropriately overpowering as to suggest a fruit juice drink.

Ou seja, o sabor da fruta e da cerveja deve ser balanceado, também não pode parecer que seja um drink com suco de frutas. Mas é exatamente o que parece.

Dando uma olhada na wikipedia, o verbete sobre Radler aponta essa “cerveja” como um drink, indo contra o que o BJCP define:

The Radler (literally “cyclist”, which refers to its reputation as popular sports drink) is a beer-based mixed drink (Biermischgetränk) with a long history in German-speaking regions.

Ou seja, é mais um Gatorade do que uma cerveja. E sim, tem mais gosto de gatorade de limão do que de Kaiser, o que pode ser algo bom…

Vi muita gente dando 4 ou 5 tampinhas pra ela no untappd, tanto que a média dela é maior que a da Kaiser Bock, por exemplo… E o motivo dessas tampinhas é o mesmo: Uma cerveja muito boa pra tomar na beira da piscina ou com o pé na areia quente da praia.

A minha opinião: Não, a Kaiser Radler não é cerveja.

Publicado por Fio Cavallari

Analista de segurança, pesquisador de malwares, guitarrista ruim e imitador do Silvio Santos.

Participe da discussão

2 comentários

  1. Acho que no México tem um treco parecido chamado Michelata, ou algo assim. Só que leva sal tb…

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: