A Kaiser lançou a primeira cerveja do tipo Radler no Brasil, mas que porra de estilo é esse?
Vamos ver o manual que vem atrás da latinha…
Vamos consultar o “pai dos burros” das cervejas, o BJCP enquadra esse “estilo” de cerveja na categoria 20 – Fruit Beer, que, segundo o mesmo…
The balance of fruit with the underlying beer is vital, and the fruit character should not be so artificial and/or inappropriately overpowering as to suggest a fruit juice drink.
Ou seja, o sabor da fruta e da cerveja deve ser balanceado, também não pode parecer que seja um drink com suco de frutas. Mas é exatamente o que parece.
Dando uma olhada na wikipedia, o verbete sobre Radler aponta essa “cerveja” como um drink, indo contra o que o BJCP define:
The Radler (literally “cyclist”, which refers to its reputation as popular sports drink) is a beer-based mixed drink (Biermischgetränk) with a long history in German-speaking regions.
Ou seja, é mais um Gatorade do que uma cerveja. E sim, tem mais gosto de gatorade de limão do que de Kaiser, o que pode ser algo bom…
Vi muita gente dando 4 ou 5 tampinhas pra ela no untappd, tanto que a média dela é maior que a da Kaiser Bock, por exemplo… E o motivo dessas tampinhas é o mesmo: Uma cerveja muito boa pra tomar na beira da piscina ou com o pé na areia quente da praia.
A minha opinião: Não, a Kaiser Radler não é cerveja.
Acho que no México tem um treco parecido chamado Michelata, ou algo assim. Só que leva sal tb…
mesmo assim não é breja, é drink 🙂