Eu estava tomando uma das minhas brejas favoritas, a APA da Way Beer e divagando um pouco, percebi que nunca tinha feito uma comparação com a APA e a Double APA.
E porque não?
A Way Beer (http://www.waybeer.com.br @waybeer) é uma micro cervejaria de Pinhais na região metropolitana de Curitiba, bem nova no mercado, tem quase dois anos, mas faz cervejas excelentes.
A APA é uma das minhas favoritas, como breja de entrada ou para refrescar e relaxar em dias quentes, estilo American Pale Ale, bem equilibrada, feita com os lúpulos cítricos típicos de uma boa APA, Cascade, Citra e Amarilo, além da água que recebe um tratamento especial e o dry hopping completam o processo para tornar essa breja bem equilibrada, aromática e mais seca, que deixa com uma alta drinkability.
5,2% ABV, coloração alaranjado âmbar límpido, no aroma frutas cítricas (maracujá, laranja…), floral e um sutil caramelo e malte se você aguardar um pouco. No paladar novamente o cítrico e o adocicado dos maltes caramelizados e no final o amargor, forte e equilibrado, quase nenhum aftertaste (retrogosto), baixa carbonatação e por ser mais seca deixa aquela sensação de quero mais, ótima drinkability, muito refrescante.
Tem tudo que você espera de uma boa APA, ótimo custo beneficio e facilidade de se encontrar, por isso se tornou uma das minhas preferidas.

No fim do ano passado, vários cervejeiros do Brasil, Estados Unidos, Escócia e Canadá se reuniram na Way para fazer uma breja colaborativa, da união dos seus poderes desse mosto de idéias surgiu a 8S Eight Secrets uma Double APA edição limitadíssima, que fez um tremendo sucesso, foi feito outra leva que também se esgotou rapidamente, nosso amigo @fiocavallari fez um post sobre ela aqui -> 8S Eight Secrets.
Devido ao sucesso da 8S e o pessoal sempre sedento pedindo mais, o pessoal da Way lançou a Double APA, como o nome sugere ela é a APA com o dobro de insumos, como malte e lúpulo, além disso passa por dois processos de dry hopping.
8,8% ABV, coloração semelhante a APA, âmbar acobreado, sedimentação devido ao duplo dry hopping, aroma mais intenso frutas cítricas e tropicais, bem lupulado, herbal, paladar mais encorpado, maracujá, abacaxi, ervas, mel, pão, amargor bem intenso e prolongado, aftertaste herbáceo, baixa carbonatação, refrescante, excelente drinkability.


Para quem gosta de APA e quer mais lúpulo, mais amargor, mais intensidade, lúpulo maníacos como eu, é uma ótima breja, eu bebo litros desse breja, se tiver ontap já peço logo um masskrug. 🙂

Ainda vou postar sobre as single hop’s da Way.