Bishops Finger, no pun intended…

Tudo bem que as propagandas dessa cerveja fazem muita brincadeira com o nome dela, mas não é a nossa ideia

Ok, depois de enrolar com esse monte de propaganda, vamos à breja…

Lembra da Spitfire? Então, essa cerveja é fabricada pelos mesmos caras e também é cheia de histórias. Vou tentar resumir alguma coisa aqui.

Durante a II Guerra Mundial, o uso de malte na Inglaterra era racionado e o Governo dizia aos cervejeiros: Mais quantidade e menos qualidade.

Depois desse racionamento todo, a cervejaria Shepherd Neame resolveu fazer a primeira Strong Ale (que vai malte pacas) em 20 árduos anos sofrendo com pouco malte. O nome? Bom, kibei sem dó do “Bardo Jota” (mas tá linkado).

O Nome
O nome é uma alusão à uma tradição religiosa local. 
Devido ao grande número de peregrinos que seguiam para o túmulo do Arcebispo de Canterbury Thomas Becket, Santo e Mártir tanto da Igreja Católica quanto da Anglicana, os moradores apontavam com o dedo o caminho  o que lhes valeu a alcunha de  Bishops Finger (Dedo do Bispo). O Arcebispo Becket foi um grande adversário dos monarcas ingleses, quer vivo quer pela lenda que criou-se em seu entorno. Foi assassinado a mando do Rei Henrique II em 1170 e, em 1538 o Rei Henrique VIII desafiado pela fé ao arcebispo, mandou destruir seu túmulo e reduzir a pó seus ossos. 

Ok, ok, você já deve estar puto da vida pq eu ainda não falei sobre a cerveja…

Toma aí o dedo do bispo!

Esta cerveja é a típica inglesa de baixa carbonatação, mas isso não é ruim (pelo menos para mim, os Brahmeiros reclamariam). Malte, muito malte! No sabor e no aroma. Mas é claro, os caras apelaram depois do racionamento, nada mais justo. Essa é uma cerveja legal para quem quer perceber o malte mais acentuado.

Aroma e sabor de toffee bem doce e um torrado, muito gostoso…

Como é uma Strong Bitter, ou ESB, ou Special Bitter, enfim, é pra ser amarga. Se é amarga tem mais lúpulo (alguns “cervejeiros” dizem que a cerveja só fica amarga se você errar a receita) e esses lúpulos são ótimos. Não apareceram muito no aroma, mas o amargor é bem presente.

Enfim, é uma das cervejas que estão aparecendo nos supermercados e valem o investimento, variando entre R$ 14,00 e R$ 17,00.

Publicado por Fio Cavallari

Analista de segurança, pesquisador de malwares, guitarrista ruim e imitador do Silvio Santos.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: