Tudo bem que as propagandas dessa cerveja fazem muita brincadeira com o nome dela, mas não é a nossa ideia
Ok, depois de enrolar com esse monte de propaganda, vamos à breja…
Lembra da Spitfire? Então, essa cerveja é fabricada pelos mesmos caras e também é cheia de histórias. Vou tentar resumir alguma coisa aqui.
Durante a II Guerra Mundial, o uso de malte na Inglaterra era racionado e o Governo dizia aos cervejeiros: Mais quantidade e menos qualidade.
Depois desse racionamento todo, a cervejaria Shepherd Neame resolveu fazer a primeira Strong Ale (que vai malte pacas) em 20 árduos anos sofrendo com pouco malte. O nome? Bom, kibei sem dó do “Bardo Jota” (mas tá linkado).
O Nome
O nome é uma alusão à uma tradição religiosa local.
Devido ao grande número de peregrinos que seguiam para o túmulo do Arcebispo de Canterbury Thomas Becket, Santo e Mártir tanto da Igreja Católica quanto da Anglicana, os moradores apontavam com o dedo o caminho o que lhes valeu a alcunha de Bishops Finger (Dedo do Bispo). O Arcebispo Becket foi um grande adversário dos monarcas ingleses, quer vivo quer pela lenda que criou-se em seu entorno. Foi assassinado a mando do Rei Henrique II em 1170 e, em 1538 o Rei Henrique VIII desafiado pela fé ao arcebispo, mandou destruir seu túmulo e reduzir a pó seus ossos.
Ok, ok, você já deve estar puto da vida pq eu ainda não falei sobre a cerveja…

Esta cerveja é a típica inglesa de baixa carbonatação, mas isso não é ruim (pelo menos para mim, os Brahmeiros reclamariam). Malte, muito malte! No sabor e no aroma. Mas é claro, os caras apelaram depois do racionamento, nada mais justo. Essa é uma cerveja legal para quem quer perceber o malte mais acentuado.
Aroma e sabor de toffee bem doce e um torrado, muito gostoso…
Como é uma Strong Bitter, ou ESB, ou Special Bitter, enfim, é pra ser amarga. Se é amarga tem mais lúpulo (alguns “cervejeiros” dizem que a cerveja só fica amarga se você errar a receita) e esses lúpulos são ótimos. Não apareceram muito no aroma, mas o amargor é bem presente.
Enfim, é uma das cervejas que estão aparecendo nos supermercados e valem o investimento, variando entre R$ 14,00 e R$ 17,00.