Russian Imperial Stout – A breja pra Silver Bullet Conference

Decidi fazer essa RIS depois de ler o último post do @effffn sobre a Mikkeller Barrel-Aged Black Hole, sem contar que ele é fã das Stouts, me apresentou à Mikkeller e outras puxações de saco… 🙂

Mas por onde começar? Já sei que estilo seguir e conheço muitas brejas gostosas no estilo (não estou falando da Guinness que é uma Dry Stout), então copio alguma? Tem um livro legal chamado CloneBrews, mas acho que copiar gera uma expectativa complicada…

Então fui até o Pai dos Burros cervejístico: Beer Judge Certification Program. Nada melhor que seguir o que os jurados de cerveja consideram uma Russian Imperial Stout. Seguindo a descrição dos aromas, sabores e outras características, comecei a definir a cerveja no maravilhoso BeerSmith.

Depois de várias horas brincando nas opções do programa, consegui uma receita simples e que provavelmente formaria uma cerveja enquadrada no estilo Russian Imperial Stout:

Maltes: Chocolate (0,5kg), Pils (5kg) e Trigo (2kg);
Lúpulos: Nugget (30g), Fuggles (50g) e Northen Brewer (30g);
Levedura: T-58;
(TODO: criar uma página com a receita) 

Comprei os ingredientes com o pessoal do Beer Experience Empório Cervejeiro, não sei se a loja levará o nome do festival, mas isso é detalhe, os caras são gente finíssima e tem uma ótima variedade de insumos! Só cuidado, se estiver com pressa pede para alguém que não gosta de cerveja ir buscar as coisas, pois o papo com os caras rende! 😀

Sabadão chegou! Como Dona Sheila não poderia participar dessa leva, tive um convidado especial: @regis_mello! O cara que me apresentou à Bode Brown, Way, Cervejaria F*cking e outras cervejarias micros, artesanais, caseiras do Sul do País. O cara já tinha seu ingresso garantido nas brassagens mas teve que apelar! Olha as beldades que ele trouxe para degustarmos durante o processo…

La Brunette, DaDo Bier Ilex, La Bierre du Demon, Mocinha e Nó de Pinho

Começamos cedo, 9 da manhã moendo malte! A cevada foi simples, furadeira acelerando o processo… Mas o malte de trigo foi na raça! A furadeira não deu conta. Daí pra frente foi só alegria…

Mosturação simples, primeira rampa 70 minutos a 66 graus para tirar o máximo possível de açúcar fermentável, segunda 40 min a 70 graus para encorpar essa stout. Mashout e boa! Nada muito novo…

Vai um cafezinho aí? O aroma e sabor estavam bem próximos de um bom café...

Filtramos esse mosto muito rapidamente, os sistema de filtragem que a Gambrewery desenvolveu está com uma ótima eficiência, faltam poucos ajustes para chegarmos num nível ótimo. Daí foi pra panela de fervura, lúpulos adicionados nos seus devidos momentos, mosto resfriado, levedura adicionada, fermentador tampado e acomodado no freezer. Agora é esperar…

Ou não.

#FFFFFFFFFFFFFFFUUUUUUUUUUUUUUU

Falhamos! Esquecemos de controlar corretamente a temperatura e o T-58 trabalhou como um louco! Perdemos quase metade do que estava no balde nesse erro besta! E justamente de uma cerveja que custou um pouquinho a mais para fazer… Agora é limpar tudo o que sujou, baixar a temperatura o máximo que conseguir e torcer pra que dê certo.

Ufa... tudo limpo, mas muita perda... Olha as H2HA terminando o priming ali!

Temperatura controlada, freezer limpo, tudo pronto para tentar continuar a fermentação. E o T-58 ainda está lá, fazendo o seu trabalho, transformando os açúcares que deixei para eles em álcool, CO2 e outras coisinhas que darão aromas e sabores à essa breja…

Ah, como sobrou muito mosto, deixamos um pouquinho fermentando em uma garrafa flip-top… O resultado será completamente diferente do que está no balde, mas dá pra ter uma idéia.

Fiquem com vontade...

Aroma de café muito forte, melaço, lúpulos, fermento (já que tirei da garrafa que está fermentando) e álcool. O sabor segue a mesma linha, mas com um toque de especiarias ou apimentado, não deu pra definir.

Hoje cedo abri o freezer e tinha um aroma de banana muito forte, comum dessa levedura, mas vai sair na maturação, espero…

Publicado por Fio Cavallari

Analista de segurança, pesquisador de malwares, guitarrista ruim e imitador do Silvio Santos.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: