FiOlosofia é bom: mas este é um blog de CERVEJA!

Sem dúvida nenhuma Água é um elemento importante para a terra, para a vida e para a cerveja. E, falar de assuntos polêmicos (como mamilos), também importante na vida do homem (e das mulheres também).

Hoje, no dia internacional do @fiocavallari, precisamos de um post comemorativo falando de CERVEJA!

Ontem a bola da vez foi uma cerveja que eu já havia provado antes. Mas, provei em um restaurante, sem prestar muita atenção, e, já fazia um tempinho. Então, encontrei a danada para vender.

Sim, senhoras e senhores, estamos aqui para falar da DOUBLE IPA chamada Hop Juice da Two Brothers Brewing Co., cervejaria dos subúrbios de Chicago.

hop juice

Momento informativo (em homenagem ao @fiocavallari, já que é o dia dele): IPA, India Pale Ale, é um estilo de cerveja que existe desde o século 17. O nome, India Pale Ale, signifca, a Pale Ale feita para ser enviada para a India (país, não moça pelada com pena na cabeça). Ou seja, tipo aquele malware criado especialmente para banco X.

cap

Uma característica de qualquer IPA, é que ela é “hoppy”, ou seja, tem mais lúpulo que outras cervejas. Normalmente dá para matar que uma cerveja é IPA pelo cheiro, bem “floral” (por falta de melhor palavra).
Mas é bem amarga. Porque tantos hops na cerveja? Porque quando ela foi inventada, a única maneira de mandar a cerveja de uma maneira que ela não estragasse até chegar na India, sem preservativos, era encher de hops. Isso, é claro, se os caras não tomavam toda a cerveja antes de chegar lá, afinal, a viagem é longa.

Outro factóide de cervejas é o tal IBU (parente do EBU), que é a medida que os cervejeiros criaram para medir a amargura (é isso mesmo? bitterness) das cervejas. Quanto mais alto o valor, mais amarga é a cerveja. Diz a lenda que uma IPA teria, pelo menos 60 IBUs, sendo que algumas chegam a 100 IBUs. E, dizem que o limite do IBU é por volta de 100, ou seja, mais que isso (você) e o seu paladar perdem noção do gosto. Então, foi-se a idéia de criar uma 1337 IPA. Mas, isso é o que diz a lenda 😉

No caso específico da Hop Juice, ela é uma IMPERIAL Double IPA. Double não é necessáriamente pelo dobro de hops ou IBU ou álcool, mas sim por ter mais, muito mais hops (eu não consigo escrever LÚPULO).

O slogan deles é “this is for hopheads only”e “don’t come crying to us if it’s too much for you”

Algumas atribuições dizem que uma Imperial IPA é o mesmo que uma Double IPA (assim como um Imperial IP, é um Duplicate IP). O que importa é que Double IPA é um tipo de cerveja relativamente novo, nascido nos Estados Unidos, perto de San Diego por “acidente”.

Mas, como essa Hop Juice é Double IPA, eu tive que tomá-la no meu Imperial Pint da Portsmouth Brewery, aonde eu tomei muita cerveja e aprendi uma coisa ou outra sobre as mesmas.

ibu

Bom, vamos lá, abri a cerveja. Segundos depois, já senti o cheiro dos hops, bem forte. Como podem ver pela fotos, a cor dela é relativamente mais “escura” que qualquer outra IPA (normalmente são pálidas mesmo), essa lembra uma amber ale ou algo do gênero. O gosto, amarga como qualquer IPA, mas, nada assustador, tanto que, tem um gosto bem adocicado no final.
O mais interessante é que o cheiro forte dos hops praticamente sumiu depois de uns 5 minutos, então, talvez essa seja uma boa IPA para quem precisa “se acostumar” com esse tipo de cerveja.

Cerveja: Hop Juice Imperial Double-IPA
Cervejaria: Two Brothers Brewing Co.
Geo: Warrenville, IL, USA
IBU: 100.1
ABV: 9.9%

Publicado por effffn

http://about.me/effffn

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: