Visita à cervejaria – Guinness Storehouse Dublin

Publicado: abril 24, 2012 por Gregor em Volta ao mundo em 80 cervejas (ou mais)
Tags:, , , , , , ,

Opaa…mais uma estréia aqui no Beer Hacking. Vou me apresentar brevemente porque o principal aqui é cerveja! Meu nome é Gregor e sou relativamente novo no mundo cervejeiro (recém saído da Matrix…hehe), comecei a me interessar e querer conhecer diferentes tipos de cervejas há uns 2 anos, ainda não sou um homebrewer mas estou estudando e me aprofundando no assunto para tomar coragem e fazer minha primeira brassagem.

Mas vamos ao que interessa, tive algumas ideias para postar aqui e vou começar com uma série de visitas a cervejarias que tive a oportunidade de fazer pela europa, e para começar, escolhi uma das minhas preferidas: Guinness.

A Guinness fica em Dublin, mais precisamente em St. James Gates, no mesmo local há 253 anos.

St James Gates

A visita não é especificamente na fábrica, e sim no local que abrigava a cervejaria antes da expansão, mas todos os equipamentos antigos de moagem do malte, fervura e fermentação estão lá. O espaço é divido em 6 andares que contam toda a história da cervejaria desde Arthur Guinness até o atual mestre cervejeiro Fergal Murray.

Sim, é um pint gigante (se cheio, caberiam aproximadamente 14,3 milhoes de pints!)

Contrato assinado por Arthur Guinness pelo espaço da cervejaria: 9000 anos e 45 libras por ano.

Durante o passeio, são apresentados os ingredientes usados (menos a levedura, que é o segredo da Guinness) e qual o processo de fabricação. Essa foi a primeira vez que eu tive contato com os passos para fabricação da cerveja e tudo de uma maneira bem explicada, com vídeos e demonstrações de funcionários.

Malte Irlandês (que depois é tostado)

Lúpulo

Além dos ingredientes e processo de fabricação, estão em exposição campanhas de marketing  e é possível assistir a todos os comerciais já produzidos.

Menção ao Brasil

Mas agora, chega de história e vamos para a parte realmente boa da visita à Guinness Storehouse. O seu ingresso (10-15 euros) te dá direito a um pint e você tem duas opções: ou tirar o seu próprio pint e caso aprovado pelos funcionários você recebe um certificado de “Perfect Pint Pour” ou retirar no bar localizado no sexto andar, um dos pontos mais altos da cidade com uma vista panorâmica de Dublin. Eu recomendo que você tente tirar o seu pint e depois suba para o bar, nada te impede de comprar outro (os barris nesse bar nunca passam de 1 semana de idade) e degustar observando a cidade ;)

Guinness Pour Your Own Pint

Vista do bar panorâmico, com parte da cervejaria a mostra

Ficou um pouco longo, mas se você chegou até aqui espero que tenha valido a pena. Até a próxima!

Sláinte!

*Update a pedidos:

Yes I Can

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s